Página 1 de 1

PIB da construção civil deixa de identificar recuperação

Enviado: 13 de Dezembro de 2009 às 11:46
por Equipe GdO
PIB da construção civil deixa de identificar recuperação, presidente do Sinduscon diz que a queda no trimestre já foi superada.

A queda de 9,1% do PIB (Produto Interno Bruto) da construção civil no acumulado dos primeiros três meses do ano, não traduz a atual realidade do mercado.

Essa é a avaliação do presidente do Sinduscon/SP (Sindicato das Indústrias de Construção Civil do Estado de São Paulo), Sérgio Watanabe. A queda se refere ao comparativo do mesmo período de 2008, divulgada na semana passada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Segundo ele, o cálculo foi baseado num período de declínio da produção física de materiais de construção.

Watanabe afirma, no entanto, que o dado não retrata a visível recuperação da atividade das construtoras em 2009. “Quando o IBGE calcular as outras variáveis, como o valor adicionado gerado pelas construtoras, certamente o desempenho no setor terá sido bem melhor.” Ele argumenta que as indústrias do setor já sinalizam com recuperação da atividade produtiva, como é o caso do cimento que está com patamar de consumo próximo ao ano passado.

Veja mais sobre os dados do PIB: www.ibge.gov.br

Fonte: Agência Bom Dia